Aprenda a reduzir o desperdício na cozinha industrial.

O desperdício na cozinha industrial

O desperdício na cozinha industrial é um grande problema enfrentado por empresas do setor alimentício em todo o mundo. Antes de mais nada, ninguém está imune, de pequenos restaurantes a grandes indústrias, combater o desperdício na produção de alimentos é um desafio constante.

Se você é o responsável por uma cozinha industrial, saiba que o desperdício na cozinha industrial representa uma perda financeira para o seu negócio. É como ver o seu investimento indo (literalmente) para o lixo! Além disso, em um país onde a fome aflige uma parcela expressiva da população, controlar o desperdício é uma questão de responsabilidade social.

5 dicas infalíveis para combater o desperdício na cozinha industrial

Pensando nisto, preparamos 5 dicas infalíveis que vão te ajudar a minimizar a perda de insumos na sua cozinha industrial e, de quebra, te fazer economizar! Vamos juntos

1. Crie uma cultura de redução 

Para que a operação da cozinha funcione de forma sustentável e com menos desperdício, é essencial que todos os profissionais envolvidos estejam a par desta prática e entendam o seu papel dentro do processo.

Logo comece, trabalhando a conscientização da equipe para que tenham em mente o objetivo de reduzir o lixo em todas as etapas da preparação dos alimentos. Muitas vezes o desperdício pode estar em atividades simples, como na forma de descascar ou no modo de preparo.

Em síntese, estabeleça metas de redução de desperdício e promova bate-papos entre os funcionários, buscando sugestões de melhorias.

2. Avalie a estrutura da sua cozinha

A sua cozinha está preparada para uma produção mais sustentável? Antes de mais nada, para reduzir o desperdício é necessário avaliar se o ambiente está adequado para a correta preparação e estoque dos alimentos.

Contudo, cada alimento exige uma condição específica de armazenagem, para que se conserve por mais tempo. Por isso, verifique se a temperatura dos freezers e geladeiras está corretamente regulada e, se necessário, invista em novos equipamentos.

Tão importante quanto a correta refrigeração é a organização do estoque. Organize os produtos de acordo com o seu prazo de validade, para que a utilização dos mesmos siga uma ordem que priorize aqueles que estão próximos do vencimento.

3. Elabore um cardápio que otimize o uso dos alimentos

Que os alimentos possuem diferentes prazos de validade você já sabe. Mas, o seu cardápio está adequado para potencializar o uso do seu estoque, de forma a evitar o desperdício? Igualmente, fazer um planejamento que considere o tempo entre as reposições de estoque e o vencimento de cada alimento pode promover uma redução considerável de desperdício.

Na hora de planejar o cardápio priorize o uso de vegetais da época que, além de serem mais baratos, tendem a ser mais frescos e durar mais tempo. Além disso, repense o uso de talos, raízes, cascas e folhas, que frequentemente vão direto para o lixo, mas que podem ser aproveitados de várias formas na produção dos pratos.

4. Faça uma revisão das porções e evite o desperdício na cozinha industrial

Além dos gargalos já citados na produção dos alimentos na cozinha industrial, o desperdício pode também estar nas porções preparadas. Controlar a quantidade de comida produzida é tão relevante quanto planejar o cardápio adequado.

Porções generosas demais ou um preparo mal calculado pode ocasionar um grande volume de resíduos, que vão acabar parando no lixo.
Viu como é possível, de forma prática e econômica, diminuir o desperdício na cozinha industrial da sua empresa? Com dedicação e engajamento de todos os envolvidos sua produção pode se tornar muito mais sustentável e lucrativa.

Você pode fazer mais pelo seu negócio evitando o desperdício na cozinha industrial!

Precisa de apoio para implementar as práticas de redução de resíduos? Clique aqui e solicite um orçamento.

Compartilhe!

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os serviços e investimentos preencha o formulário:

Precisa de ajuda?