A capacitação dos manipuladores de alimentos
- 16.10.2019
- -
- Por Maristela Medeiros
Antecipadamente, vou dizer que, a capacitação dos manipuladores de alimentos é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para prevenir a contaminação dos alimentos no processo produtivo.
Por isso, restaurantes, padarias, bares, supermercados, indústria e quaisquer outros estabelecimentos do setor alimentício, devem cumprir esta exigência.
Da mesma forma, a responsabilidade da empresa empregadora é manter seus profissionais sempre atualizados em relação às boas práticas de fabricação. Ainda assim, devem ser aplicadas de forma a garantir a saúde e a integridade física do consumidor.
O escopo do treinamento
Primeiramente, o escopo de seguir as exigências do órgão regulador, e a capacitação dos manipuladores de alimentos precisa ser realizado anualmente. Por isso, planejar os treinamentos, para que todos os profissionais, sem exceção, tenham os certificados em dia, que deverão ser apresentadas em uma possível fiscalização.
Módulo controle e manipulação:
- O que é a contaminação dos alimentos: os perigos durante a manipulação e preparo dos alimentos.
- Controlando a temperatura dos alimentos: a importância do controle da temperatura desde recebimento das mercadorias até a distribuição dos alimentos prontos para o consumo.
- Descarte dos resíduos: o que é e como fazer a coleta seletiva do lixo e o correto destino para o lixo gerado.
- Manipulação das carnes em geral: como manipular diferentes tipos de carnes, quais utensílios e área da produção pode ser utilizada, além dos cuidados no armazenamento.
Módulo Higienização:
- Hortifrutigranjeiros in natura: conhecer os contaminantes, o fluxograma da higienização, assim como os produtos licenciados.
- Utensílios em geral: aprender sobre os tipos de acessórios de limpeza, produtos compatíveis, local de guarda e cuidados com os mesmos.
- Ambiental: como higienizar, quais os tipos de produtos e acessórios permitidos, a periodicidade da limpeza, o cronograma e registro.
- Equipamentos: quando e como, os produtos permitidos, a periodicidade da limpeza, como fazer um cronograma de limpeza e onde registrar a execução.
- Limpeza dos banheiros e vestiários: como, quando e quem realiza a limpeza, os riscos e perigos, como e onde guardar os objetos pessoais.
- Higienização das mãos: a importância da higienização das mãos nas várias etapas do processo produtivo dos alimentos.
Além da capacitação dos manipuladores de alimentos, a conscientização.
Por outro lado, posso afirmar que, a realização do treinamento é imprescindível para o funcionamento da sua cozinha, e você já sabe, né. Por isso, estar em dia com as obrigações legais é primordial para o sucesso do seu negócio. Ao mesmo tempo, essa capacitação pode cair por terra caso não haja uma conscientização dos indivíduos envolvidos no processo.
Ainda mais, os manipuladores precisam entender a importância das boas práticas na rotina de trabalho, corrigindo vícios e hábitos em desacordo com a regulamentação.
Para isto, conte com auditorias periódicas, que irão acompanhar a aplicação das práticas treinadas e corrigir possíveis desvios.
Agora que você já sabe a importância de capacitar os manipuladores de alimentos, aproveite e faça seu contato conosco.
Clique aqui peça já um orçamento de treinamentos.